sábado, 5 de junho de 2010

Avaliação do Aluno com Deficiência

A avaliação sempre foi um problema para educadores, e quando se trata de avaliar o aluno com deficiência então o problema cada sendo ainda mais complexo.
Devemos observar a avaliação como um processo amplo e de reflexão sobre o fracasso escolar, para que assim o processo de exclusão diminua e consigamos garantir a permanência e sucesso desses alunos deficientes na escola.
Primeiramente precisamos deixar claro que eles devem ser avaliados da mesma maneira que seus colegas, e assim possam ser avaliadas as atividades do educador e replanejadas, para um resultado eficaz e inclusivo, fazendo assim uma investigação constante da prática pedagógica do professor, para que esta possa ser aperfeiçoada e modificada se necessário.
Segundo Mara Lúcia Sartoretto é imprescindível a criação de uma nova cultura sobre aprendizagem e avaliação onde se elimine: o vínculo com o resultado previamente determinado pelo professor, o estabelecimento de parâmetros com os quais as respostas dos alunos são sempre comparadas entre si, como se o ato de aprender fosse individual, o caráter de controle, adaptação e seleção que a avaliação desempenha em qualquer nível, a lógica da exclusão, que se baseia na homogeneidade inexistente, a eleição de um determinado ritmo como ideal para a construção da aprendizagem de todos os alunos. Essas questões não dizem respeito somente a avaliação dos alunos com deficiência mas a todo e qualquer aluno.
Ainda deve ser levado em consideração se queremos avaliar a produção ou a reprodução, precisamos dar ênfase ao seu processo, ao percurso escolar e a evolução das suas competências e de seus conhecimentos, e só assim conseguiremos uma verdadeira escola inclusiva com qualidade para todos, a qual parte das diferenças e oportuniza aos alunos a convivência com seus pares.


©2007 'Templates e Acessorios'